quarta-feira, 20 de maio de 2009

Fique atento aos "Tempos Modernos"


Quem nunca ouviu falar algo sobre Chaplin e Tempos Modernos? Já pararam para analisar o reflexo desta cena na vida profissional de hoje?
Voltemos no tempo onde tudo começou com a Revolução Industrial, uma Era nova para os artesãos daquela época, onde até então eles eram rodeados de aprendizes interessados no aprendizado e a competência valiosa era a criatividade, idéias, manuseio do produto bruto, transformando troncos em obras de arte, couro em casacos, argila em estatuetas, enfim, habilidades primordiais para este profissional, até que surge a necessidade de trabalhar nas fábricas, manusear máquinas e operar atividades repetitivas como as cenas do filme “Tempos Modernos – Charlin Chaplin”.

Iniciava-se a era do desperdício do talento humano com o fim do trabalho criativo. A busca por produtividade levou os profissionais a se aperfeiçoarem num determinado ritmo de trabalho, fechando suas mentes para o conhecimento. O talento da época resumia-se em separar o problema em pequenas partes e resolve-las uma por vez.
Os tempos passaram, o mundo evoluiu e o mercado de trabalho acordou o artesão adormecido no seu conhecimento e talentos.
Surge a Gestão do Conhecimento, ferramenta adotada pelos profissionais de Recursos Humanos para reter os profissionais que alavancam as organizações colocando-as frente aos concorrentes.

Descobre-se que o futuro é de quem sabe, o poder está nas mãos de quem retém o conhecimento. A questão é: Como as empresas podem trabalhar estes potenciais? Elas devem olhar mais para seu patrimônio intelectual, descobrir quem são e transformá-los em multiplicadores de conhecimentos. Fácil não é, mesmo porque a Revolução Industrial parte desta era deixando marcas profundas, visto que muitas organizações ainda não se libertaram das raízes desta Revolução e ainda mantém seus funcionários centralizados numa determinada função sem tempo para ouví-los e analisar suas idéias.

Ver o mundo organizacional com novos olhos é o que todos precisam, sejam profissionais ou empresários. A concorrência está de portas abertas, com incentivos irrecusáveis, atenta aos potenciais de sua organização. Se você, empresário, não identificar os potenciais entre todos os seus colaboradores, não se preocupe, pois o concorrente o fará.

Fique atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário